domingo, 16 de setembro de 2012

Criando jardins


O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem.” (Rubem Alves)

Será que é aquela velha história de não dar o peixe e sim ensinar a pescar? Claro que é. Também. Rubem Alves consegue escrever coisas que servem pra vários aspectos da nossa vida.
Quem lê este textinho dele, pode achar que falaria sobre o BOLSA FAMÍLIA, ou QUALQUER OUTRA BOLSA ALGUMA COISA.
Não, falo sobre jardins. Aquele do: “Jesus é o jardineiro e as árveres somos nozes”.
Até que ponto somos bons jardineiros? Que valor damos para nosso jardim? 
Quando é que deixamos de fazer com que uma flor floresça, ou deixamos de regar uma muda, ou pisamos em uma roseira? E esta flor pode ser seu filho te pedindo atenção; a muda pode ser seu amor, querendo um pouquinho de carinho nesses dias corridos; e a roseira pode ser aquela pessoa que te atendeu numa loja, tão educado e você, mal-humorado, foi embora de cara fechada.
Do que adianta receber um lindo jardim – nossa vida – se não soubermos cultivá-lo, cuidá-lo, apreciá-lo e dar condições para que ele cresça? 
“Você é eternamente responsável por aquilo que cativas” (O pequeno Príncipe). Estamos falando de pessoas e coisas do seu convívio? Sim, mas também estamos falando da sua vida. Sua vida é um presente. Uma chance que Deus te deu de se tornar mais justo, mais pleno, mais perfeito. Mais parecido com Ele.
E o que faz seu jardim prosperar? Mente e Ação.
Tudo aquilo que tem em sua mente, ou como diriam os mais românticos: o que vai no seu coração - “O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro”. Sua mente governa seu corpo, suas ações. Cuide bem do que pensa, do que sonha, do que anseia. Sonhos muitas vezes governam o mundo.

E pra voltar no tema Jardim, separei algumas fotos de jardins simples, que até dá pra tentar fazer em casa, ou sonhar fazer em casa...















Para mais sugestões, visite 

Varandas difíceis, soluções verdejantes 

30 comentários:

  1. Quanta coisa linda.. adorei as imagens dos jardins..
    Fiquei aqui pensando.. a sensação maravilhosa de acordar e se deparar com essa maravilha... tudo de bom né?
    Adorei o post.. muito lindo..
    Um beijo
    Sheila

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. .


    Em tudo, mesmo?
    Então opine lá,
    no mu blog.

    Beijos e flores,

    silvioafonso






    .

    ResponderExcluir
  4. Oi flor, obrigada pelo comentário no meu blog, vim retribuir a gentileza. Estou acompanhando seu blog. Gostei muito daqui, que texto lindo! e junto com as belas fotos nos faz viajar no pensamento. Perdemos tanto tempo encucados com besteira. O mal-humor e o stress não levam a nada de positivo. Temos que deixar florescer as flores em nosso jardim e cultivá-las.


    Bjos,

    Mony
    Um blog sobre esmaltes

    ResponderExcluir
  5. Que lindos, acho super bacana!!!
    É uma terapia, né?!
    Bjoks
    Pri

    www.epocaboutique.com.br

    ResponderExcluir
  6. Lindos jardins
    um dia quero morar em uma casa grande e ter um assim!


    bjos

    www.jessicarcoelho.com

    SORTEIO PALETA NYX: http://www.jessicarcoelho.com/2012/07/sorteio-paleta-nyx-sombras-da-noite.html

    ResponderExcluir
  7. É verdade, temos que cuidar diariamente do nosso jardim interior para que possamos florescer cada vez mais.
    Gostei muito das imagens de jardim, sempre quis cuidar de um, mas por falta de tempo sempre vou adiando e deixando esse plano mais para frente.

    ResponderExcluir
  8. Do meu jardim interior eu já estou cuidando, agora só falta um jardim desses lindos cheios de plantinhas na minha vida!

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
  9. É verdade, nosso jardim interior precisa se cuidado e regado diariamente.
    Que imagens de jardins mais lindosssss!!! Lugares que inspiram tranquilidade né??
    Amo jardins, flores, natureza...
    Beijos e uma ótima tarde!!!

    ResponderExcluir
  10. Muito bem lembrado. Cuidar de nossos jardins sempre.
    Lembrando que tudo que se planta se colhe.
    Amei os jardins. Tenho um lindo em Minas.
    Agora primavera, fica todo colorido.
    Muito bom o texto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. quantas fotos lindas
    foi voce q tirou?
    adorei!
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Moça, ô moça! kkkkkkkkkk

    O Rubem Alves é um dos maiores pensadores do Brasil e dispensa maiores comentários, seus textos, suas citações, suas frases são reflexos e ao mesmo tempo reflexões da nossa caminhada na terra, né não? Aimôpai! kkkkkkkk

    No caso do texto aqui ele nos mostra o quanto é importante regarmos o nosso jardim interno (o coração) com coisas boas, óbvio que estas coisas estão diretamente ligadas como o nosso pensar. Se plantamos e regamos o bom pensamento com certeza colehremos coisas boas no amanhã, repare... kkkkk

    Porreta!

    E obrigado mais uma vez pelas palavras bondosas no Sibarita.

    O Sibarita

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Que possamos ser jardineiros dedicados de nossos jardins, para que eles floresçam com amor.
    Lindos os jardins que você selecionou. Adoro jardins e flores coloridas.
    Por isso, amo a Primavera.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  14. Que saibamos cuidar do nosso jardim sempre, amei as fotos.

    ResponderExcluir
  15. Se não soubermos fazer a jardinagem de nossa própria vida, como saberemos fazer de todo o resto?

    ResponderExcluir
  16. Nossa tudo muito lindo... Estou te seguindo

    Obrigada pela visita, volta mais vezes...

    Fique de olho no blog vai ter sorteio de um Slipper...

    http://padulamakeup.blogspot.com.br/

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oii Moça, que bacana esta reflexão de Rubem Alves, adoro! Tem toda razão, o jardineiro deve vir primeiro e devemos regar e plantar o nosso jardim, pois só assim a beleza das flores poderá nos acompanhar! Adorei! Obrigado pela visita, vou aguardar a sua postagem do nosso eterno Elvis! bjoooosss

    ResponderExcluir
  18. Há, esqueci de falar sobre BH, eu estive lá já faz alguns anos e não conheço ainda as cidades históricas, por isso não tem nada, só sei que BH tem uma feira maravilhosa aos domingos e a região da Savassi é bacana p conhecer, em breve desejo conhecer as cidades históricas, qdo voltar conta tudo tá! Lamento não poder ajudar muito! Bjoooosss

    ResponderExcluir
  19. Que sejamos ótimos jardineiros!

    Adorei o blog!

    Bjus

    http://quesejapink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Que nos saibamos cultivar e cuidar de nosso jardim smpre! hahahah


    Beijoos!
    stylistme.com

    ResponderExcluir
  21. Oiii querida muito obrigada pelo seu carinho com meu blog e pelos seus comentários é sempre muito bom ler a sua opinião lá no blog obrigada !!!

    Passa lá no blog depois tem post novo:
    ╚══❘► http://muitamodaebeleza.blogspot.com.br/

    Beijinhossss NAT =*

    ResponderExcluir
  22. Lindas imagens dos jardins!!!
    Adorei a reflexão!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Olá Querida!
    Que encanto, as imagens e o txt de Rubem Alves.

    Beijos,

    www.noivadoedgar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Nossa que jardins lindos ♥
    Eu sonho em uma casa com jardins assim, é tao fofo >.<
    Bjinhos
    conversando-com-a-lua. blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Belo texto e lindas imagens!!Bjs.Sandra

    ResponderExcluir
  26. Jardins transmitem alegria ,paz interior... Beijo

    ResponderExcluir
  27. Que beleza pra se ler na primavera! *-* Me lembrou uma música do Vander Lee que diz assim: "estou podando meu jardim, estou cuidando bem de mim".
    Lindo o texto do Rubem Alves, adorei. Me inspirou até a plantar alguma coisa, nem que seja um feijãozinho no algodão, que nem na época da escola. >_< haha Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Que lindaaaaaaaaas *-* me lembrou a musica do titãs "eu vou cuidar, eu cuidarei dele, eu vou cuidaaaaaaar do seu jardim ♫)

    hehe
    http://mentesolvente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Adorei a comparação de jardim com a familia. Adorei as fotos.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  30. Love this post!I think your blog is gorgeous with a lot of refreshing posts, which I like!
    Would you maybe like to follow eachother? Let me know xxx
    http://babyemilycloset.blogspot.co.uk/

    ResponderExcluir