terça-feira, 9 de julho de 2013

Com quem você quer envelhecer?


Eu nunca tinha pensado nisso. Com quem eu quero envelhecer? Mas alguém me perguntou isso e eu não soube responder na hora. Mas fiquei incomodada pensando tanto nisso.
E quis, tentar, saber responder isso.

Primeiro, pensei no que seria envelhecer. Sim, ficar velho. Mas o que mais? Ter uma menor mobilidade, ter menos disposição, ter mais tempo, ter mais doenças talvez, ter mais sabedoria, ter menos paciência, ter uma aparência pior do que a de hoje talvez? Ver a morte se aproximar e levar pessoas queridas. 

Envelhecer é todo um processo. E ter alguém do meu lado nisso é o que eu mais desejo no mundo. Alguém pra cuidar de mim. Alguém pra eu cuidar. Alguém pra eu ficar conversando nos momentos de ócio. Alguém pra me lembrar de ir no médico, tomar remédio. Alguém pra ver filmes comigo. Alguém pra viajar comigo. Alguém pra almoçar e jantar, quando os filhos já não tiverem mais em casa. Alguém pra estar toda noite me ajudando a esquentar.
Alguém que me ame, apesar das rugas novas. Alguém que lembre o quanto antes eu fui mais bonita, mas que ainda me olhe com o mesmo desejo, amor e cuidado.

Rubem Alves disse "Velhice é quando a gente começa a ser tratado como "objeto de respeito" e não como "objeto do desejo". Mas o que quero não é ser olhado com respeito, mas com desejo..." Quem eu quero pra estar comigo quando eu envelhecer é o meu companheiro de toda a vida, que me olhe sim com o mesmo respeito de sempre, mas que nunca perca o desejo de me amar e fazer feliz.

E como saber quem é a pessoa com quem eu quero envelhecer?

 


 

Posso não saber quem é, mas sei o que deve ou deveria ter. 
Alguém que goste de coisas parecidas com as quais eu gosto. Alguém que tenha os mesmos defeitos. Alguém que possa ficar deitado sem fazer nada, só conversando, ou mostrando bobeiras no computador ou na TV. 
Alguém que me admire. Não só fisicamente, mas alguém que eu saiba e sinta que tenha um certo orgulho ou prazer de me ver como eu sou. Aliás, alguém com quem eu possa me soltar e ser como sou. Alguém que eu tenha liberdade pra contar meus medos, chorar, ficar com o nariz vermelho e inchado e não me importar com isso.
Alguém que faça bem apenas com uma mensagem de bom dia, com uma ligação inesperada. Alguém que só por estar ao me lado me traga paz. Alguém que acelere meu coração quando está para vir, que me faça tremer com um simples beijo mas que me encha de paz. Complexo pensar na adrenalina que traz paz. Mas a pessoa que eu quero envelhecer terá isso.


Alguém que quando eu perco por um instante, perco a paz também. "É tão ruim, não tem sentido, prazer, não há nada", como diria Lobão.
Alguém que consiga me dar um golpe de alegria e estímulo quando eu estiver triste. Alguém que se preocupe com os meu problemas. Alguém que me ajude. Alguém que queira de verdade me ajudar.
Alguém que não esteja ocupado em me mudar. Alguém que me ame como eu sou. Cheia de defeitos. Alguém que me respeite.
Alguém que "conforte a minha dor com atenção", como diriam os Detonautas. Alguém quem seja meu esconderijo, meu refúgio, meu momento de prazer e calma.
Alguém que "quando o tempo fecha e o céu quer desabar, perto do limite difícil de aguentar... Aí eu volto pra casa e te peço pra ficar... Em silêncio, só ficar...", como cantaria Humberto Gessinger.
Alguém com quem eu possa falar absurdos, coisas sem lógica, "falar da cor dos temporais, do céu azul, das flores de abril, pensar além do bem e do mal, lembrar de coisas que ninguém viu", como diria MIlton Nascimento ou "contar meus pesadelos e até minhas coisas fúteis... Alguém que eu possa tirar a roupa e fazer o que eu quiser" como canta o Jota Quest.
Alguém que com um simples beijo ou um abraço, ou até mesmo um olhar, de longe, queime o meu coração. Alguém que não deixe os meus olhos mentirem, nem fugirem.
Alguém que se, não estiver perto, faça tanta falta, que aperte o peito, tire a fome e o sono. Mas que quando volte, faça bem. 
Alguém que vire motivo e tema de todas as letras de músicas. Alguém que faça as melodias até doerem por dentro. 


Alguém que as vezes leve embora meu juízo e me faça cometer algumas loucuras. 
Alguém que quando está ao meu lado eu perceba o quanto é simples amar. Alguém que mereça este amor que eu nunca soube dar.
Alguém que eu ache lindo mesmo com todos os defeitos. Alguém que seja o mais atraente pra mim. E alguém que goste do meu nariz grande, da orelha torta e da minha monocova. 
Alguém que me ache linda até chorando. 
Alguém que me faça ter vontade de ter uma família, ter filhos, cuidar.
E como cantariam os Semisonics, alguém que quando eu souber quem seja, eu possa dizer com certeza que eu já sei quem é a pessoa que eu quero que me leve pra casa... E cantarei contente o refrão mais fofo do mundo: "I know who I want to take me home..."


E você, sabe responder de pronto, com quem você quer envelhecer?

21 comentários:

  1. Sabe? Você escolheu muito bem a pessoa com quem vai envelhecer! :) Boa semana, amiga.

    ResponderExcluir
  2. Fico super feliz em dizer que SIM, posso responder de pronto com quem eu quero envelhecer! :)

    ResponderExcluir
  3. Comigo! Quero envelhecer comigo, que não tenha vergonha nem remorsos, e que possua coragem para enfrentar o que o futuro me reservar.

    O texto tocou-me e achei as ilustrações um mimo.

    Minha querida, abraço grande e encalorado

    ResponderExcluir
  4. Acho que o essencial é saber envelhecer com saúde, não apenas do corpo mas também da mente. Entender que é um período importante na vida. Ter alguém com quem compartilhar só torna tudo mais especial. Quero alguém pra dividir esse momento, alguém que goste, principalmente, de conversar. <3

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente? A mesma resposta. Acho que tu respondeste o que sempre procurei na minha vida. Espero alcançar esse objetivo. Belíssima postagem. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  6. Que eu envelheça com o que e com quem me faça bem.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Muito bem pontuado por ti Moça. Texto lindo que escapole o encanto do teu peito desejoso por amor e paz. Muito bonito ler cada linda desse teu olhar referente ao desejo de ter alguém do lado para envelhecer, alguém que resumidamente te ame e te faça bem. Porque o amor engloba tudo o que tu citaste.

    Alguém te ame. Alguém que nos ame. A pessoa ideal para envelhecer. Alguém que me ame, também.

    Lindo Moça!

    Beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixem-me Envelhecer
      Deixem-me envelhecer sem compromissos e cobranças
      Sem a obrigação de parecer jovem e ser bonita para alguém
      Quero ao meu lado quem me entenda e me ame como eu sou
      Um amor para dividirmos tropeços desta nossa última jornada
      Quero envelhecer com dignidade, com sabedoria e esperança
      Amar minha vida, agradecer pelos dias que ainda me restam
      Eu não quero perder meu tempo precioso com aventuras
      Paixões perniciosas que nada acrescentam e nada valem.
      Deixem-me envelhecer com sanidade e discernimento
      Com a certeza que cumpri meus deveres e minha missão
      Quero aproveitar essa paz merecida para descansar e refletir
      Ter amigos para compartilharmos experiências, conhecimentos
      Quero envelhecer sem temer as rugas e meus cabelos brancos
      Sem frustrações, terminar a etapa final desta minha existência
      Não quero me deixar levar por aparências e vaidades bobas
      Nem me envolver com relações que vão me fazer infeliz.
      Deixem-me envelhecer, aceitar a velhice com suas mazelas
      Ter a certeza que minha luta não foi em vão: teve um sentido
      Quero envelhecer sem temer a morte e ter medo da despedida
      Acreditar que a velhice é o retorno de uma viagem, não é o fim
      Não quero ser um exemplo, quero dar um sentido ao meu viver
      Ter serenidade, um sono tranquilo e andar de cabeça erguida
      Fazer somente o que eu gosto, com a sensação de liberdade
      Quero saber envelhecer, ser uma velha consciente e feliz.

      Excluir
  8. Ei dona moça! kkkk É como Rubem Alves disse: Que me olhem como objeto de desejos! kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Ao certo, envelhecer tendo como companhia a SAÚDE é uma boa, né não? Repare... kkk

    PORRETA!

    O Sibarita

    ResponderExcluir
  9. Aguardo o próximo post, Moça. Boa semana!

    ResponderExcluir
  10. Poxa, é pra se refletir bastante, hein.
    Adorei o seu texto! Você mandou muito bem. Parabéns!
    Arrisco dizer que meu namorado é a pessoa com quem quero passar o resto da minha vida - pelo menos, hoje é. Mas mesmo o amor é incerto com o passar do tempo, né? Hoje amamos, amanhã não sabemos... É difícil ser realista a esse ponto, mas é preciso quando se fala sobre a vida toda.
    Beijo,
    Mariana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É dificil mesmo ser sempre realista né? a gente quer sempre fugir da realidade...

      Excluir
  11. gostei bastante do seu post... :)
    como uma mulher que particularmente já foi noiva 2 vezes, namorou bastante e agora está casada há 3 anos, e pelas experiências bem sucedidas que vejo à minha volta, devo dizer uma coisa: vc não vai encontrar esse homem com todas essas qualidades... simplesmente porque ele não existe... vc vai encontrar alguém que te ame e que tenha algumas dessas qualidades, e os defeitos q vc pode conviver... e aí vcs terão que lutar mt a vida inteira pra fazer dar certo! envelhecer ao lado de alguém não é fácil, pq pressupõe que vc passou a vida inteira ao lado dessa pessoa, perdoando suas ofensas e ela as suas ;)
    bjos

    ResponderExcluir
  12. seu post me inspirou tanto que programei pra amanhã (21/07 - 11h) um post com minhas opiniões sobre esse mesmo assunto :)
    eu coloquei seu link lá! bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Mariana! quem bom que vc gostou!!! amanha eu vou correndo ler seu post! beijao!

      Excluir
  13. Lindo texto, repleto de poesia e reflexões. Se viver é morrer um pouco a cada dia, que renasçamos em alegria ao lado de que escolhemos para esta jornada!

    Abraços, TERRY.

    ResponderExcluir

  14. Sozinho vale?! rsrs Estou perdendo as esperanças.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nunca se esta so auando existe o verdadeiro ideal de ser feliz!!!
      boa chance
      Elis Lily FB

      Excluir
  15. Eu quero envelhecer sozinho, saporra! Envelhecer já é chato, e a gente ainda tem que ter acompanhante pra isso? É ruim, hein!
    Nada melhor que não ter compromisso com ninguém, porra! Se tem que passar pela chatice que é o envelhecimento, que seja sem ter que estar aturando outra pessoa! Ela vai passar pelos mesmos problemas que eu, e além das minhas chaturas terei que aguentar as dela? Nem fodendo!

    ResponderExcluir
  16. A verdade é que não existe ninguém bom pra casar hoje em dia! Os homens são todos uns cafajestes, e as mulheres são todas umas vadias, e pronto!
    Tá foda pra casar hoje, e é praticamente impossível encontrar uma pessoa com quem envelhecer! Ora, o pessoal hoje não aguenta viver mais nem 15 anos com alguém!
    Hoje é tudo na base da trambicagem e da putaria! O casamento é uma instituição fodida!
    Vá pra puta que te pariu!

    ResponderExcluir