sexta-feira, 9 de março de 2012

Sofrer pra quê?

O que você faz com o seu sofrimento?
Fiquei pensando muito sobre isso hoje. 
Reparei que quando sofro, logo eu penso numa maneira de buscar algo feliz, reconquistar, recomeçar, me alienar. Parece tão sadio, tão simples, tão óbvio.
Mas vi alguém que está sem chão. Sem saber o que fazer, desistindo de tudo. Sozinho. Não pedindo ajuda.
Pensei em me oferecer a ajudar. Travei. Como?
Algumas vezes tentei me aproximar, entender, aconselhar... Mas e quando a pessoa rejeita suas experiências? Finge que nada está acontecendo? Eu penso que é o pior caminho: é impedir o próprio desenvolvimento.
Mas como fazer alguém perceber isso?
Eu entendo que o sofrimento está intimamente ligado com crescimento. Curtir o sofrimento e superá-lo:

"Deus segreda-nos nos nossos prazeres, fala conosco na nossa consciência, mas grita-nos nas nossas dores: são o Seu megafone para acordar um mundo surdo." (C. S. Lewis)

Todo o sofrimento que passamos, representa uma lição que temos que aprender. Liçao desta, de outra vida, não importa... Enfim, a aprender.

"Privamo-nos para mantermos a nossa integridade, poupamos a nossa saúde, a nossa capacidade de gozar a vida, as nossas emoções, guardamo-nos para alguma coisa sem sequer sabermos o que essa coisa é. E este hábito de reprimirmos constantemente as nossas pulsões naturais é que faz de nós seres tão refinados. Porque é que não nos embriagamos? Porque a vergonha e os transtornos das dores de cabeça fazem nascer um desprazer mais importante que o prazer da embriaguez. Porque é que não nos apaixonamos todos os meses de novo? Porque, por altura de cada separação, uma parte dos nossos corações fica desfeita. Assim, esforçamo-nos mais por evitar o sofrimento do que na busca do prazer." (Sigmund Freud)

Entendo que não adianta tentar de todo modo evitar o sofrimento. É preciso passar por ele. 
E mais, acho que a felicidade não é uma falta de sofrimento, e sim um estado de espírito, que devemos ter, inclusive quando sofremos. Um sentimento de gratidão, por estar vivo, por termos a oportunidade de nos melhorarmos e ao que está por perto.

É irreal pensar que não teremos dissabores. Ninguém vive em um conto de fadas. A felicidade é um como, não um quê.

Tão simples dizer tudo isso aqui. Tão difícil dizer isso a alguém que sofre. Sem parecer simplista, ou fria em relação ao que o outro sente.

Difícil.

O que vocês pensam do sofrimento? Como reagem a ele?

12 comentários:

  1. Acho normal o sofrimento, ficar parado não dá, mas não adianta, quando vc está sofrendo (de verdade claro, e não fazendo ceninha como MUITOS fazem) você se vê perdido e se ninguém te ajudar, você ficará sempre na pior. Já aconteceu comigo, estou conseguindo mudar isso
    beijos
    blogloucamistura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Acho que sofrer realmente é inutil, mas tem como escolher? Fazer com que tudo fique bem é mais importante. Sorria (: Mesmo sendo dificil.

    Bjs, tem post novo no Darkening ;*
    http://darkening.freetzi.com/

    ResponderExcluir
  3. Olha, acho todo seu texto e as citações bem verdadeira, concordo. Temos que passar pelo sofrimento, a falta de sofrimento nunca existiu, quem disse que só teríamos felicidade?? O melhor é aprendermos a passar por situações difíceis da melhor maneira que conseguirmo, e como a frase que coloquei no layout do Correria de Mulher hoje: "qhat doesn't kill u, makes u stronger". Sempre penso em situações que já passaram, e assim como elas passaram, tudo passa. Bjos :)

    ResponderExcluir
  4. Qualquer sofrimento que seja faz mal para a saúde, para a mente e par tudo na sua vida, mas é necessário passar por ele, sem pulá-lo, como você disse. Tudo nessa vida é um aprendizado.

    Estou seguindo aqui. Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  5. Gostei do post. Meu psicólogo me disse que o pior sofrimento é o que você infringe a si mesmo. A pressão interna. E que tudo em volta pode estar ok, mas vai ser uma merda se você fizer assim. Soou psicanálise de mais? Rs

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga Moça do blog Opinando em tudo. Gostei muito do seu blog . Parabéns por essa excelente iniciativa! Fico feliz toda vez que encontro um trabalho legal como o seu.
    Já estou seguindo seu trabalho e estarei aqui sempre que possível.
    Vou deixar um convite para conhecer o meu blog o endereço é http://www.construindohistoriahoje.blogspot.com nele eu abordo estudos voltados para história geral, paleontologia, arqueologia, política, atualidades, personalidades da história,espiritualidade, psicologia das massas, poemas épicos dentre outros assuntos.
    Abraços,
    Leandro CHH

    "Julgue seu sucesso pelas coisas que você teve que renunciar para conseguir."
    Dalai Lama

    ResponderExcluir
  7. Vim retribuir a visita e adorei o blog!
    Percebi que ele ainda é bem novo e queria dizer que continue em frente, você escreve muito bem!

    Já escrevi algumas vezes sobre esse tema nos meus blogs. O objetivo de um deles é justamente resignificar o sofrimento para as pessoas que possuem uma doença grave, a hepatite C. "A dor é obrigatória, mas o sofrimento é opcional" - Chico Xavier

    Quando reflito sobre isso, lembro-me sempre de um poema que adoro do Khalil Gibran: Tristeza e Alegria.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!!
      Eu agradeço sua visita e comentário! Sabe que essa sua frase do Chico é tudo de bom né?
      bjo

      Excluir
  8. Cai aqui de novo.. rs! Num post sobre um assunto que sei bem como é, mas não sei explicar! "...Assim, esforçamo-nos mais por evitar o sofrimento do que na busca do prazer." (Sigmund Freud. Acredito que o melhor é esforçar-se na busca do equilibrio, pq sofrimento e prazer são capazes de coexistir. ;)
    Continue a escrever!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi viii, adorei seu comentario de novo! eu fico mto feliz de ver alguem próximo lendo e gostando! É, o dificil é manter ese equilibrio né? bjao

      Excluir