sexta-feira, 29 de junho de 2012

Perguntas e Respostas


O pensamento é como a águia que só alça vôo nos espaços vazios do desconhecido. Pensar é voar sobre o que não se sabe. Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas. Para isto existem as escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido.” (Rubem Alves)


Por quê? Pra quê? O que? Quando? Como?
Precisa saber todas as respostas?
Claro que não. Desde que esteja confortável com a resposta que tem. Com aquilo que vê, com aquilo que sente.
Não saber tudo é uma das coisas mais mágica que Deus pôde nos conceder. Possibilitou que nos tornássemos seres sem limites. Sem reservas. Muitas vezes, sem noção. Sem noção do que é pro bem, do que é pro mal. Nos deu o livre arbítrio.
Liberdade total de ir e vir. De conduzir nossa própria vida dentro do que nossa ética e moral dizem ser o certo. Ok, dentro do que nossa sociedade afirma ser certo também.
Mas, enfim, liberdade.
Eu sou de uma geração em que as escolas, sim, ensinavam o certo. Pouco faziam pensar. Pouco construtivismo. Mas tive a sorte de ter tido bons professores e principalmente uma família que me levou a conhecer a maravilha da leitura. Alcei vôos altos por meio da leitura, do conhecimento. Me fiz maior do que as respostas prontas.
Uso as respostas prontas? Com certeza. Quando concordo e quando a resposta me convém. Não me convém? Faço minhas próprias perguntas e descubro ou invento minhas respostas.
Não gosto que questionem meus ideais. Gosto de descobrir minhas respostas por mim mesma. Aceito uma ajuda, às vezes. Mas é sozinha que eu me encontro.
Mudo minhas respostas. Elas não precisam ser as mesmas sempre.
Eu prefiro ser, essa metamorfose ambulante. Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.” (Raul Seixas)
Não saber tudo nos faz humildes para reconhecer erros e mudar. Nos faz ter estímulo para brigar por aquilo que achamos certo.
Não saber tudo nos faz crescer em busca do correto.
Só não dá pra viver à toa. No vácuo. Na lama. Na escória. Fora da Escola da Vida.

14 comentários:

  1. Respostas
    1. QUEM ESPERA QUE A VIDA, SEJA FEITA DE ILUSAO... RSSR

      Excluir
  2. Bonito texto!
    Definir nos seria limitar nos e o ser
    humano não tem limites, consegue superar-se
    a todo o momentos.
    Viver é errar, cair, levantar e continuar
    sempre em busca do melhor para nós!!

    Beijinho;:))

    ResponderExcluir
  3. Passa lá no meu Blog e confere o Tutorial em video que eu fiz: http://super-feminina02.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Moça,

    Tudo bem? Obrigada pela visita lá no Navegando no Cotidiano.

    Quanto ao seus texto, penso que as nossas respostas nem sempre são as que desejamos, mas as que convêm. Penso que as perguntas são mais sinceras.

    Beijos.

    Lu

    ResponderExcluir
  5. Concordo! Às vezes, não dá para saber tudo antes de correr o risco, mas se o prêmio vale, então por que não tentar? Além disso, também não gosto que me deem as respostas, eu gosto de eu mesma ir buscá-las, mesmo que elas sejas incompletas, que doam ou que seja um clichê.

    ResponderExcluir
  6. Oi Moça,
    primeiro quero te agradecer pela visita, e te dizer que gostei muito do teu texto e do teu espaço virtual e estou seguindo.

    A vida é um aprendizado constante e é muito breve, se ficarmos em modo 'stand by' à espera das coisas, tudo não passará apenas de acontecimentos, não existiremos de fato.

    Beijos e ótimo domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ficar de stand by na nossa propria vida, é dasaforo demais neh??? bjoooo e obrigada a todo mundo por estarem aqui!!!

      Excluir
  7. Gostei imenso do texto e acho que é justamente isso que fazemos com a nossa existencia. Nem sempre temos respostas mas sempre temos que tentar e correr riscos.

    Bjos e bom inicio de semana.

    http://www.soentrenosmulheres.co.cc/

    ResponderExcluir
  8. Olá querida! Amei o texto, ele é incrivelmente belo assim como seu espaço que eu amei! Ah, está rolando um super super sorteio lá no meu blog... Te espero, viu?
    Uma semana MARAVILHOSA para você! Mil beijos, saúde e sucesso sempre.
    http://laylafonseca.blogspot.com.br/2012/06/sorteio-bolsa-aurora-bobo.html

    ResponderExcluir
  9. Adorei o texto!
    Beijos
    Cleo de Lucca
    minhaamigamedisse.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. oi moça! gostei da citação do Rubens Alves. sábio nas palavras! e quanto ao seu texto seguido da citação, ah eu adorei né. quando pessoas escrevem realismo me cativa e o texto me cativou. perguntas e respostas. existem horas que não queríamos perguntar e nem responder, e tem horas que [e necessário perguntar e responder, sempre vamos ter perguntas e nem sempre as respostas. ^^^. obrigada por me visitar de vez em quando! beijo.

    ResponderExcluir
  11. Nenhuma verdade é inquestionável, não acredito em nada que me seja imposto.. prefiro também, formular as minhas próprias respostas baseado no que eu acredito.
    E as respostas não podem ser formada sem leitura, as crianças hoje em dia vivem o tempo todo em video game e computador (jogando), não sabem o poder que tem a leitura... a internet atrapalha, mas principalmente, ajuda.. é só saber o que procurar.
    É melhor ser chamado de louco por pensar algo que vá contra a maioria, do que ser só mais um "zumbi" que acredita fielmente em tudo que lhe é imposto, sem ao menos se questionar se é certo ou errado.
    Adorei sei texto, amo suas reflexões...
    beijoooos, Lê
    http://calmarespira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir