domingo, 22 de abril de 2012

Vingança

Ter um pensamento de vingança e realizá-lo significa apanhar um forte acesso de febre, mas que passa; ter, porém, um pensamento de vingança, sem força nem coragem para o realizar, significa trazer consigo um padecimento crónico, um envenenamento do corpo e da alma. A moral, que só olha para as intenções, avalia de igual maneira ambos os casos; em geral, considera-se o primeiro caso como pior (por causa das más consequências que o ato de vingança talvez traga consigo). Ambas as avaliações são de vistas curtas.

( Friedrich Nietzsche, in 'Humano, Demasiado Humano' )

Quem nunca teve um pensamento de vingança em sua vida, que atire a primeira pedra.
Quem nunca planejou um ato insano, e logo, mesmo que por remorso, desistiu. Envergonhado ou não?
Quem nunca torceu por uma derrota do outro, que "tanto a fez por merecer", que "tanto desmereceu seu zelo ou atenção dispensados", a quem "tanto amamos e não recebemos o mesmo em troca"?

Lupicínio Rodrigues tem uma linda letra, "Vingança"  que retrata com maestria e perfeição, o sentimento vergonhoso que por vezes se achega em nós e nos faz lembrar que somos humanos, suscetíveis aos pecados capitais:

Eu gostei tanto,
Tanto quando me contaram
Que ihe encontraram
Bebendo e chorando
Na mesa de um bar,
E que quando os amigos do peito
Por mim perguntaram
Um soluço cortou sua voz,
Não ihe deixou falar.
Eu gostei tanto,
Tanto, quando me contaram
Que tive mesmo de fazer esforço
Prá ninguém notar.
O remorso talvez seja a causa
Do seu desespero
Ela deve estar bem consciente
Do que praticou,
Me fazer passar tanta vergonha
Com um companheiro
E a vergonha
É a herança maior que meu pai me deixou;
Mas, enquanto houver força em meu peito
Eu nao quero mais nada
Só vingança, vingança, vingança
Aos santos clamar
Ela há de rolar como as pedras
Que rolam na estrada
Sem ter nunca um cantinho de seu
Pra poder descansar


Letra triste e decadente. Humilhação assumida. Mas acontece...


E quando a vida de alguém é movida à vingança? Estou assistindo a uma série, onde o tema central é Vingança. Seu nome: REVENGE (Vingança em Inglês). 

"Um evento ocorrido na infância de Emily Thornes transformou a sua vida e a tornou em quem ela é hoje em dia. A trama de Revenge está centrada na chegada de Emily a um círculo de amigos onde ninguém sabe que na verdade o que a move é a sede de vingança daqueles que destruíram sua família."

A série é muito intrigante. Apesar da protagonista ser podre de rica e ter condições de arcar com os preços da vingança, a trama é bem possível. Série viciante. O argumento de vingança de Emily é totalmente convincente e chega-se a torcer por ela. Mas ainda não expressa com tanta maestria o sentimento ruim que, agir por vingança, traz. Algumas vezes nota-se o sentimento de Emily, que ama alguém, mas para cumprir seus planos, tem de abdicar deste amor. Mas algo bem sutil, ainda, face ao horror que isso representa.

A personagem principal, e quem age dominado por este sentimento, não tem mais liberdade em seus atos, não tem escolhas momentâneas. Age e deve agir movida por seus impulsos vingativos. Abre mão de sentir. Quer apenas vingar.

Suas expressões, atos, idéias nunca são o que simplesmente são. Há sempre algo por trás.

Fica a dúvida: vivendo em clima de vingança, quem é que tem pior castigo? Quem se vinga, ou a pessoa que mereceu a vingança?

9 comentários:

  1. Adorei o blog, seguindo!!!
    Beijos
    Cléo de Lucca
    minhaamigamedisse.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá *_*
    Obrigada pela visita em meu blog. Adorei o post aqui e acho que as duas pessoas levam a pior... Então medir isso é meio complicado né!?rs
    Estou seguindo aqui e adoraria que vc seguisse meu blog.
    Big bj;*
    http://angelpoubel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Com certeza é a pessoa que sente o desejo de vingança que fica na pior. Vingança é quase que inata à nossa natureza, ainda mais quando se tem um senso de justiça aguçado. Mas não compensa, já dizia o ditado "é como tomar do próprio veneno". Obrigada pelo seu comentário lá no blog Estilo Meu, na verdade meu cabelo é da cor que está no vídeo desse link aqui: http://www.blogestilomeu.blogspot.com.br/2012/02/de-volta.html Depois acesse para checar! Beijão querida!!

    Alyne Ramos
    www.blogestilomeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Qro mto ver esse seriado! Valeu pelas dicas! Beijosss To seguindoo

    ResponderExcluir
  5. Desejo de vingança faz parte da vida.

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Seria hipocrisia da minha parte dizer que quem sofre mais é a pessoa que quer se vingar e que esse caminho não leva a lugar nenhum. Existem momentos em que TODOS nós temos o desejo de vingança, em um mundo onde os desonestos vencem sempre, eu não considero errado você torcer para que esta pessoa (desonesta, falsa e que usa as pessoas para subir na vida) caia. O desejo de vingança, como todo direito da pessoa, deve ser usado com cuidado. Seu uso de forma indevida pode trazer graves consequências.
    Mas isso acontece com tudo na vida, até com as coisas boas...
    Ah, adoro Revenge. Acho o motivo da Emily um motivo sincero e digno, e não julgo por ela querer se vingar. Inclusive torço MUITO por ela hahaha

    beijos, Lê
    http://calmarespira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. "Vivendo em clima de vingança, quem é que tem pior castigo? Quem se vinga, ou a pessoa que mereceu a vingança?"

    Olha, tô achando que quem se vinga se priva de tudo em função do desejo de vingar-se. É complicado, mas... acho que, quando nos machucam de verdade, é inevitável dar o troco.

    Beijo, Moça.

    ResponderExcluir
  8. Assisto Revenge e adoro. Sem falar que amo o Conde de Monte Cristo. Já que Revenge é como uma releitura do Conde em tempos modernos. Como escorpiano eu tenho essa inclinação e até admiração pelo sentimento de vingança. Eu prefiro não me entregar ao moralismo que diz que se vingar é errado e apenas traz sofrimento a quem procura. Acho sim que tem consequências, mas para abraçar a vingança é necessário que a pessoa esteja preparada para sofrê-las. Sem falar que será que uma busca por vingança é tão pior do que ficar em casa remoendo-se e se martirizando por conta de alguém que te fez sofrer?

    Agradeço a visita no meu blog. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Boa tarde! Passando para retribuir o seu comentário lá no Navegando no Cotidiano. Gostei do seu texto e penso semelhante, pois mesmo acreditando na justiça divina, torna-se difícil em alguns momentos, conter a raiva. Todavia, é fundamental que a vingança não nos devore.

    Beijos.

    Lu

    ResponderExcluir