sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Você é luz...


Eu não ouvia tanto Wando, nem era tão fã de suas músicas (apesar de que agora, enquanto escrevo estou loucamente cantando e repetindo: "Você é luz... Meu ia ia meu io io"). Mas acho que, para a cultura e música popular brasileira ele foi muito importante. Era da turma daqueles genuínos. Daquele tipo de cantor que você diz: Só no Brasil. Um ícone do brega, do popular, do brasileiro.
Popular principalmente com o púbico feminino. As mulheres iam a loucura com ele. E sua coleção de calcinhas? Wando possuia uma coleção estimada em 17 mil peças. A maioria delas, era jogada por no palco por suas fãs. Ficou conhecido como o cantor mais erótico do Brasil. Sua atual mulher, era uma fã e iam se casar no final deste ano.
Vendo sua história, enxergamos a origem daquele brasileiro mais humilde e que venceu na vida: formou-se em violão erudito, a coisa não deu muito certo e ele tornou-se caminhoneiro e feirante. O sucesso veio após compor canções para artistas de renome de nossa MBP, como Jair Rodrigues, Angela Maria, Roberto Carlos. 
Músicas como "O importante é ser fevereiro" ,  "Moça" têm letras lindas. A versão que Nando Reis gravou de Fogo e Paixão ficou linda. E para quem não gosta de confessar que é brega, tá disfarçando bem!
Wando morreu jovem, aos 66 anos. Deixa a música brasileira mais pobre e a espera de outros novos brasileiros originais que cantem o seu país. Hoje em dia, o que faz sucesso em nossa música são cópias e versões internacionais, pop emo, sertanejo (mesmice) universitário. Não que eu não goste disso tudo. Sou bem eclética. Gosto. 
O que me incomoda é o padrão para o sucesso: FAÇA ISSO, FAÇA IGUAL, SIGA ESTE PADRÃO para fazer sucesso.
Há alguns dias fui a um show do Luan Santana. Show lindo, repleto de efeitos. Ele canta bonitinho, atende perfeitamente aos apelos da mídia. Se a música falasse "coração", imediatamente voavam coraçõezinhos de papel. Sabe o ruim? Ele é totalmente cronometrado. Suas falas, suas poses, suas conversas. Tudo decorado. Se ele errasse um passo, pegava fogo, já que havia fogos na decoração do show. Me desanima isso. O cara tá lá vendendo, oferecendo seu produto e só.
Diferente de um show do Jair Rodrigues que assisti no Sesc Bauru. O cara chegou, conversou, improvisou, contou histórias, deu risada, dançou e até cantou seus sucessos. Ao término do show, sentou-se num sofazinho e ficou conversando com todos seus fãs. Sentei ao seu lado, não queria sair mais de perto. Pessoa cativante, verdadeira. Original.
Este mesmo Jair, que enxergou em Wando um compositor de sucesso... 
E pra terminar, um trecho de "A menina e o poeta", de Wando, já que o poeta se foi, aguardamos a vinda de novos, que cumpram bem essa missão. Com breguice ou não.

"Mas o poeta foi um dia
E até hoje não voltou
Ninguém sabe o caminho
Que o poeta levou
O vento que foi com ele
Um dia por lá voltou
Mas só que voltou sozinho
E a menina chorou..."


6 comentários:

  1. oi linda, eu tbm gostava das musicas dele, não era fã mas quem é que não sabe uma musica dele pelo menos neh?! Em relação ao Luan santana ele teve aqui na minha cidade mas não acho graça nele, tem musicas boas, eu gosto de ouvir mas só isso.

    Bjos

    http://sombraeblushmakeup.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Estou ouvindo agora aqui no fantástico!!! hehehe
    beijoosss

    obrigada pelo recadinho lá noo bstrô!!!!
    Volte sempre!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, tbm não ouvia muuito o Wando, porém morre com ele a música de toda um geração né!!!! Obrigada pela visita!!! Já tô seguindo para ficar por dentro das novidades. Bjos

    www.comprandomuitodetudo.blogpost.com

    ResponderExcluir
  4. É por isso que eu não concordo quando dizem 'ah, mas o cara tem talento'. Não tem não. É só mais um idiota que tá sendo feito de fantoche nesse mundo. E pode ter certeza de que tem vários outros como o Luan Santana.

    Mas lá se foi o rei das calcinhas. Hehe Que pena. Uma geração, né? E quem não conhece alguma música dele? rs

    Beijos, Maria Luiza
    http://www.batomnosdentes.com

    ResponderExcluir
  5. Eu não escutava muito as musicas dele não
    mais eu vi oq aconteceu com ele :(
    seguindo aqii

    http://souzadiinha.blogspot.com
    Beijoos :)

    ResponderExcluir
  6. POis é......o tal de LUan Santana é totalmente fake....mas claro, respeito quem curte.
    Beijos
    Andrea

    ResponderExcluir