terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Sumiço

Você já imaginou se você sumisse?
Dentre as coisas que você é, faz, tem, já parou pra pensar como seria se não mais as fosse, fizesse ou tivesse?
Se por um minuto você pensar que a si mesmo não perceberia essa falta, o que causaria nos que estão próximos de você a sua própria ausência?
O tom da sua voz faria falta? Os comentários chatos? As piadinhas peculiares? Os medos de sempre?
A sua desorganização faria falta enfim? 
Sua insegurança, sua cobrança, sua chatice: faria falta?
Fácil não sentir falta de coisas ruins...
Mas e a atenção que você dá? E o consolo que você proporciona? Seus ouvidos atentos e ansiados pra ajudar? Seu cuidado. Seu carinho. Faz falta para o próximo?
Até que ponto o seu sumiço muda a vida de alguém?
Olhe a sua volta? do que é feito o que tem ao seu lado? São só coisas suas? Reparo aqui e vejo fotos, presentes que me lembram coisas, pessoas e situações. Se eu as perdesse, ainda teriam valor essas lembranças?
Fico constantemente me lembrando do filme Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembrança e penso, e se sou eu quem eventualmente suma? Como ficaria tudo?
Eu faria falta simplesmente por ser quem sou? E não num contexto de mãe, filha, irmã, neta, sobrinha, prima, amiga, namorada, esposa... Como pessoa, sentiriam a minha falta? Faço diferença no dia de alguém? A minha risada alegra outra pessoa? Minhas palavras servem de consolo ou força pra alguém? Meu reconhecimento, elogio, confissão tornam alguém mais feliz? Meu sorriso de alegria contagia? Minhas lágrimas de tristeza trazem a preocupação de alguém? Meu abraço, minha entrega farão falta se desaparecerem?

E assim tento pensar se o caminho que tenho andado, se o que tenho feito sem notar faz com que todas as respostas para asa perguntas do parágrafo anterior sejam: "Sim, eu sentiria sua falta. Não imagino meu dia sem sua presença".

Acredito que mais que acumular riquezas, posses, quantidades... O que mais me preencheria de alegria seria saber que teria muitas respostas Sim para as minhas inquietações.

Reflita também... Você é importante pra alguém? E você dá importância pra quem se importa? Se você perdesse tudo de bens que possui, teria a força de começar  de novo por saber que têm pessoas que se importam por perto? 
Tomara que sim :) Boa semana!!!


 

8 comentários:

  1. Creio que todo indivíduo tem importância especial. Podemos não ser indispensáveis, eis que em termos profissionais sempre haverá alguém para ficar em nosso lugar. Mas no seio familiar, no campo do sentimento, qualquer ausência deixa um enorme vazio. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Eu perdi alguém que era importante pra mim e ler iisto agora so aumenta o que senti. Eu queria voltar atrás. Não vi os erros que eu fazia afastando quem eu mais amava. Se só você acreditasse...

    ResponderExcluir
  3. Em primeiro lugar é um prazer tê-la como minha nova amiga.
    Uma reflexão que me fez pensar e acreditar que fazia falta a muita gente, e isso me deixou feliz.

    beijinho

    ResponderExcluir
  4. Quando sumimos, tudo continua igual...menos para quem nos gosta, mas até essas pessoas têm que prosseguir a sua vida.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. É, sempre temos pessoas queridas que, se sumissem sentiríamos falta sim. A gente mesmo se sumir faria falta a muitas pessoas. Todos somos especiais para alguém.

    Linda reflexão. E não suma. :)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. A perenidade esta no coração das pessoas que amamos e que nos amam... e de regra, pelas pessoas que tiveram a vida tocada pela convivência

    ResponderExcluir
  8. Querida amiga

    Há algum tempo
    escrevi no blog um texto:
    O que restará de mim quando a vida não mais existir em mim?...

    Assim, li com muitas perguntas,
    dívidas e respostas
    esta sua postagem.

    Ser feliz,
    é deixar-se engravidar
    pela simplicidade da alegria.

    ResponderExcluir