terça-feira, 13 de agosto de 2013

Partículas no tempo


Quando eu vi o filme Medianeras fiquei com muita vontade de conhecer certos lugares de Buenos Aires não pelo turismo em si, mas pra tentar ver se sentiria coisas parecidas com o que o filme mostrava no momento.
E um dos lugares que eu fiquei muito feliz de ter estado foi o Planetário Galileu Galilei, porque, pra começar eu não entendo nada de astros, estrelas, cometas, planetas e foi muito legal aprender sobre isso, mas também por que enquanto eu fiquei lá, sentada tipo como num cinema, olhando as estrelas eu senti tanta coisa boa, diferente, estranha.
Comecei a pensar no quanto a gente torna nossos problemas pesados, nossas dúvidas emblemáticas, nossos medos donos de nossas vidas.
Comecei a pensar que eu tão pequena aqui, não tenho o direito de complicar as coisas dentro de um universo que é tão bem feito, tão meticulosamente feito pra funcionar.
Que direito tenho eu de querer o caminho mais difícil, mais tortuoso, mais sofredor, se o que tenho na outra mão é um caminho tão cheio de paz, de alegria, de recompensa?
Quão difícil pode ser corrigir o que tá errado? Lutar pra tentar aquilo que se quer? Desistir daquilo que se quer quando aquilo só te trouxer tristezas? Abrir mão do que te faz sofrer? Abrir a mente pro novo? Dar uma chance pra coisas boas entrarem em sua vida?
Será que está mesmo tudo premeditado? O destino já está escrito? Somos marionetes apenas desempenhando nosso papel? Temos poder de escolha? O que eu posso decidir da minha vida enquanto ela tem pendências com outras vidas, lugares, fatos...
Não sei.
Olhar as estrelas mais de perto, no Planetário, me mostrou também que eu tenho medo. Tenho medo do que eu penso. Do que eu penso que penso. Tenho medo do que decido. Tenho medo do que não decido. Tenho medo de ficar. Tenho medo de ir. Tenho medo do sol parar de brilhar, como o filme das estrelas, apresentado no Planetário dizia que aconteceria. Sou tão pequena. Somos tão pequenos. Quem nos acode na hora deste medo?
Deus. Nossa família. Nossos amigos. Os anjos que Deus nos envia em forma de gente que a gente nunca devia deixar sair de perto da gente. E a gente sempre deixa toda essa gente ir embora em algum momento da vida. E por quê? Por quê ir embora quando se quer ficar? Por quê ficar quando se quer ir?
Por que complicar tanto tudo o que é pra ser tão fácil?
Quando se cresce e se para de fazer isso, num ciclo vicioso de erros que só fazem sofrer?
Perguntas que só precisariam de respostas tão simples. Perguntas que nem deveriam ser feitas de tão óbvias que são.

"What if there was no light
Nothing wrong nothing right
What if there was no time
And no reason or rhyme (...)
What if I got it wrong
And no poem or song

Could put right what I got wrong (...)
Every step that you take
Could be your biggest mistake
It could bend or it could break

That's the risk that you take" (Coldplay - What If)

E se, né? 

Muitos acreditam na oração, na fé. Outros, no nada. Muitos na astrologia. 
Horóscopo. Se teu horóscopo te dissesse que hoje o problema de sua vida seria resolvido, você acreditaria e esperaria que ele se resolvesse sozinho ou você se motivaria pelo que leu e iria resolvê-lo? E aí valeria o que seu horóscopo disse ou seria um efeito placebo master blaster envolvente?

Por isso prefiro acreditar na fé. Na sensação de que estou tentando fazer o melhor, apesar de nem sempre fazer o melhor. 

O bom é ter algo em que se acreditar. Até sofrer fica mais reconfortante tendo alguém ou Alguém por perto.

Boa semana povo :)

9 comentários:

  1. Oiii Moça, háaa que legal, eu não conheci Snif, fiquei sentida agora rsrs deve ter sido incrível mesmo! Quem sabe se eu voltar lá né! Bjinhossss

    ResponderExcluir
  2. Que experiência deliciosa! Planetários são mesmo mágicos, fazem a gente pensar em coisas que normalmente ficam guardadinhas lá no fundo da alma.

    ResponderExcluir
  3. Minha querida, o ser humano faz parte do Universo e tudo está em conexão.

    O destino , eu creio na reencarnação, somos nós que o moldamos pelas nossas acções, pelo menos em parte. A outra parte prende-se com outros factores.

    Também gostaria de conhecer Buenos Aires, mas com o ataque brutal que o actual Governo PSD/CDS está lançando contra os reformados e funcionários públicos , acho que me vou ficar só mesmo pelo desejo...

    Abraço apertado.

    ResponderExcluir
  4. Olá Moça

    Que momento de reflexão incrível, mirando as estrelas!

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. É impossível contemplar o céu e não refletir. Sempre que eu olho para ele, mesmo não sendo em um planetário, divago nos pensamentos mais existenciais e filosóficos. Que experiência legal que tu tiveste. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Com toda certeza um momento incrível.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  7. Buenos Aires é linda, sim! Mas o texto ficou excelente, Moça! Que bela inspiração no Planetário! Boa semana.

    ResponderExcluir
  8. Foi bom estar aqui , gostei muito do escreveu eu estava assim todo complicado com coisas pequenas negativo, tive que passar por especialista, hoje estou ótimo entendo bem o que escreveu, somos como um pó na balança, mas amados por Deus e tanta gente, vou assistir o filme .

    Abraços

    ResponderExcluir