sábado, 20 de julho de 2013

Tempo



Queria ter mais tempo pra ter tempo de outras coisas.
Tempo pra me cuidar, tempo pra cuidar de quem gosto, tempo pra perder tempo com meus filmes, livros, bugingangas. Tempo pra gastar como eu quiser.
Queria ter mais tempo, pra não precisar ser tão imediatista, pra não querer tudo com tanta urgência. Queria ter mais tempo para poder ter mais leveza na minha vida.
Queria ter mais tempo pra dormir. Queria ter mais tempo pra viajar. Queria ter mais tempo pra mim.
Pra variar, meu Rubem Alves fala algo que me toca: "Mas é preciso escolher. Porque o tempo foge. Não há tempo para tudo. Não poderei escutar todas as músicas que desejo, não poderei ler todos os livros que desejo, não poderei abraçar todas as pessoas que desejo. É necessário aprender a arte de “abrir mão” – a fim de nos dedicarmos àquilo que é essencial."
E como saber o que é o essencial? Essencial é aquilo que te faz bem e que precisa de você para estar bem. Família, amigos e todos aqueles que amamos. 
Hoje o essencial foi me perder no tempo com as amigas mais incríveis que se pode ter. Conversar filosofando, questionar valores, histórias, pessoas, verdades, mentiras. Essencial esse tempo, ainda mais hoje, Dia do amigo.
Essencial meu esporte, que me liberta, me tranquiliza, me faz relaxar, me faz pensar, melhora minha saúde.
Essencial minha família que é meu tudo, que me deixa maluca, mas é aquilo que eu amo.
Essencial é tudo aquilo que me faz bem, me faz melhor. 
(...) 
Essencial é Deus, guiando tudo, cuidando de tudo.
E com todo este conceito inacabado de essencial, porque não cabe tudo isso dentro do tempo? 
Por quê o tempo que eu quero ter acabo não tendo? Por quê passo mais tempo trabalhando do que com aqueles que eu amo? (nada contra trabalhar... questiono aqui a divisão não igualitária do tempo pras coisas essenciais - e sim trabalho é essencial: Dignifica o homem!)
Eu percebo que a falta de tempo me deixa ansiosa, me deixa nervosa.
Hoje pensei o quanto o tempo está passando, quantas coisas quero fazer e quantas coisas precisam ser feitas num curto espaço de tempo. E quanto muito provavelmente não conseguirem fazer. E o quanto eu não deveria me preocupar com isso tudo.
Chave da felicidade será? Não pensar tanto quanto eu penso, em tudo?
Não sei lidar com o tempo. Desde com a falta de tempo pra tudo, com o tempo que não passa quando quero muito alguma coisa, com o tempo de chuva quando quero andar de bicicleta, com o tempo de sol que não vem quando estou na praia, com o tempo do relógio de sexta-feira que não passa ou anda pra trás antes de sairmos do trabalho. Com o tempo que tenho que esperar pra voltar a fazer as coisas que gosto, enquanto meu pé está sarando. Com o tempo que demora pro meu aniversário chegar: está cada vez mais rápido - por favor, Tempo, passe devagar para isso...
Tem tanta coisa pra falar sobre o tempo... Desde Chronos, que na mitologia grega, era a personificação do tempo, até os outros conceitos para o tempo: enquanto Chronos referia-se ao tempo cronológico, ou sequencial, que podia ser medido, Kairos referia-se a um momento indeterminado no tempo, em que algo especial acontecia, "Aion" já era um tempo sagrado e eterno, sem uma medida precisa, um tempo da criatividade onde as horas não passavam cronologicamente, onde na teologia moderna é o tempo de Deus.
Bonito isso né? 
Nem dá pra saber sobre qual tempo eu estava refletindo no início do tempo. Só sei que agora espero um Kairos, que virá com certeza em um Aion, dentro do Chronos.

Poético isso, não?
Boa semana pra todo mundo, com mais tempo! 

5 comentários:

  1. Oi, Moça, como vai?
    Seu texto traz tantos questionamentos inerentes à maioria dos seres humanos, não é mesmo? O tempo parece estar sempre contra e nunca a nosso favor...lendo seu texto me dei conta de uma palavra que pode fazer a diferença na vida: aprender a distinguir e abraçar o que é essencial. Se conseguirmos realizar o essencial, diminuirá a sensação de que o tempo sempre é pouco para tudo o que desejamos realizar.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oiee, sabe, me vi em tudo o que vc escreveu, beijãooo lindo blog, li outros textos, perfeitos...

    ResponderExcluir
  3. A gente distingue o que é essencial na sensibilidade em viver. Basta se atentar no que verdadeiramente acaricia o peito. O essencial a cada um está ao alcance de todos. E o coração traduz por si só. Este é a grande dica para aproveitar melhor o tempo com o que realmente importa pra gente. Sigamos o coração.

    Beijo querida! Adoro teus textos!

    ResponderExcluir
  4. Já cheguei a conclusão que tempo é uma dádiva e ao mesmo tempo uma maldição rs Quando queremos que ele passe devagar, passa rápido, e quando queremos rápido, passa de vagar, como não ser algo bom e ruim ao mesmo tempo?
    Gostei do texto! :)
    Beijos! =**

    ResponderExcluir
  5. Dizem que tempo é questão de opção. Mas essencial mesmo é ter, como você disse, Deus cuidando de tudo! Bom resto de semana!

    ResponderExcluir